terça-feira, 8 de abril de 2014

Cinema: Noé


"Um homem é escolhido pelo Criador para realizar uma importante missão de resgate antes do dilúvio apocalíptico que destrói o mundo."

Simples, não? Na verdade, não! O filme Noé, do diretor Darren Aronofsky estreou no último dia três e já está dando o que falar. 

O trailer do filme é fantástico. As imagens são sensacionais. A história que deu origem ao filme, retirada da Bíblia, a maioria conhece. As duas primeiras foram razões que levaram muita gente para as salas de cinema. E a última, a que fez muita gente sair delas decepcionado. Sim, é uma história Bíblica. Mas não deixa de ser uma super produção de Hollywood. Quem foi assistir Noé esperando ver uma versão fiel a história escrita, com certeza se decepcionou. 

Vou ignorar a história em si por razões óbvias: muita coisa todo mundo já conhece e sabe que vai acontecer, e o que foge disso, não pode ser contado senão estarei dando spoilers imensos. Vou ficar só nas polêmicas mesmo, que são muito mais interessantes por sinal.

A página do Facebook do filme está repleto de reclamações a cada post que a equipe faz. A mais frequente é que a história do Noé não tem nada a ver com o que foi escrito na Bíblia. Mas gente, é só prestar atenção que tem sim! Claro que não é aquela coisa fiel, até porque uma super produção dessa não é feita pra dar aula de catequese pra ninguém. Tem umas viajadas legais (principalmente enquanto estão dentro da arca) que eu achei que podiam ser menos dramáticas? Sim. Mas não é nada demais.

Acho que o problema maior ficou na questão dos Guardiões que são apresentados, que muita gente anda falando que são anjos caídos e que isso é horrível, nos acontecimentos de dentro da arca, em detalhes que fogem ao que todos conhecem e às referências que são feitas. 

O que mais me chamou a atenção de tudo isso foi a questão dos acontecimentos. Quem assistiu o filme sabe o que acontece com Noé dentro da Arca. E foi o que eu achei mais sensacional.  Ele passa grande parte do tempo conversando com o Criador e seguindo suas instruções para a construção da Arca, e quando realmente está lá dentro, acaba se tornando um ser humano normal cheio de questões internas e pessoais a serem resolvidas. 

Essa crítica da Isabela Boscov ilustra bem o que eu penso. E ela sabe explicar os pontos dela melhor do que eu. Na verdade, eu não estou conseguindo me explicar dessa vez. 

Falando sobre as imagens, o filme é lindo. A fotografia está ótima e cheia de animações (inclusive uma que explica a criação). Algumas imagens são realmente impactantes e maravilhosas. Em resumo: eu gostei. E indico para quem sabe o tipo de filme que está indo assistir.

Até a próxima estréia!

Beijos e abraços,
Isa




















0 comentários:

Seguidores

Marcadores!