sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

E aí, já assistiu? - Awkward

Hiatus. Para os amantes de seriados (eu!), essa palavrinha aparentemente inocente contém uma carga de tortura psicológica e sofrimento que ninguém mais entende. É, fim de ano é aquela época em que os elencos de nossos seriados favoritos recebem a merecida férias, e com isso, temos o hiatus.

Hiatus: palavra usada como significado de "dar um tempo" ou "voltaremos em breve". Dessa forma, entrar em hiatus = dar um tempo.

Um tempo que pode durar as duas semanas que rodeiam as festas de fim de ano, ou então um mês, ou três, ou quem sabe, seis? Tendo em mente que todos os seriados que eu assisto entraram em hiatus, e que alguns deles me deixarão esperando três meses pelo próximo episódio (depois de uma mid season finale de partir o coração em pedacinhos), decidi que iria me ocupar com seriados novos. Mas queria algo levinho, fácil de assistir, tranquilo e que principalmente: não me deixasse apaixonada pelos personagens.

Pensando nisso, lembrei que uma amiga tinha comentado comigo sobre Awkward, um seriado da MTV, com episódios de apenas 20 minutos cada, com temática adolescente clichê de ensino médio e com três temporadas completas. Achei perfeito pra passar meu tempo atoa sem ter nada pra fazer. Eu iria devagar assistindo os episódios até que meus seriados favoritinhos voltassem de seus hiatus. E aí, meus queridos, eu me enganei profundamente.



A sinopse de Awkward não podia ser mais simples e fácil: uma garota de 15 anos tem o costume de escrever em um blog sobre sua vida social praticamente inexistente no ensino médio, tem sua primeira vez com um jogador de futebol do time da escola, se apaixona por ele mas o moço tem vergonha de andar com ela já que a menina sofreu um acidente que fez com que todo mundo pensasse que ela fosse suicida. A partir daí, sua vida escolar começa a entrar em ascensão e com isso, chegam os problemas e dramas de sua vida adolescente envolvendo garotos, amizades e pais. Clichê, não?

Sim, extremamente clichê. Extremamente mimizento. Extremamente fofo. Extremamente bonitinho. E extremamente apaixonante.

Segundo o Banco de Séries, minha maratona rendeu 44 episódios vistos e média de 14.67 episódios por dia. E foi bem por aí mesmo. Eu assistir três temporadas em quatro dias (e só porque eu passei um dia inteiro com as outras meninas, senão teria sido uma temporada por dia). O que é totalmente compreensível já que, como eu já disse, os episódios duram 20 minutos. Com exceção dos dois últimos episódios da terceira temporada, que duram 40 minutos cada. 

Awkward destruiu meu plano de me ocupar com seriado novo enquanto os velhos não voltam do hiatus. As coisas acontecem tão rápidas na vida da Jenna (Ashley Rickards) depois do acidente de proporções épicas que ocorre por conta de uma carta anônima que ela recebe, que é praticamente impossível não querer ver logo o próximo episódio pra saber o que acontece. Principalmente, quando as situações envolvem o tal jogador de futebol, Matty (Beau Mirchoff) e seu melhor amigo Jake (Brett Davern), as fiéis escudeiras e melhores amigas, Tamara (Jillian Rose Reed), Ming (Jessica Lu) e sua conselheira (conselheira da escola, na verdade), Valerie (Desi Lydic). E claro, como em toda boa história adolescente de ensino médio, as líderes de torcida Sadie (Molly Tarlov) e Lissa (Greer Grammer) não poderiam ficar de fora do drama. 

A vida da Jenna é a típica vida que apenas uma moça de seriado da MTV teria. Invisível um dia, perdendo a virgindade com o jogador de futebol no outro, sofrendo um acidente que a deixa com fama de suicida no dia seguinte, e se apaixonando por aquele mesmo jogador no próximo. Tudo bem, a parte de se apaixonar pelo cara gato e sarado pode acontecer. Mas só. A vida real não te leva muito além disso. 

Mas mesmo assim, mesmo a Jenna não vestindo nada além de moletom e  jeans que cabem duas de suas pernas em cada perna da calça, usando o cabelo preso da mesma forma todos os dias, escrevendo em seu blog (e citando nomes) para desabafar e sendo uma completa perdida na vida, você ainda torce por ela. Acho que ocorre uma identificação fora do normal com os personagens. Quem nunca se sentiu sozinho? Quem nunca foi afim do cara que não ia ter coragem de chegar perto de você? Quem nunca super fofocou com as melhores amigas num dia e brigou no outro? Quem nunca teve aquela inimiga na escola que dava vontade de dar um soco no meio da cara? Quem nunca ouviu fofocas a seu respeito? E principalmente, quem nunca teve vontade de botar um monte de coisa pra fora mas não sabia como e não tinha nem pra quem fazer isso? Por mais que a vida seja boa, sempre tem aqueles probleminhas. E a Jenna passa por tudo isso (e mais) em Awkward

Ah, e a identificação não ocorre só com a Jenna não. Por mais que a história gire em torno dela, os outros personagens também tem seus problemas e também desabafam sobre coisas com as quais você se relaciona. Eu, por exemplo, quase chorei junto a Sadie em um episódio. Mesmo ela sendo a líder de torcida que só sabe arruinar a vida de todo mundo. 

Acho que a grande sacada de Awkward é justamente essa: situações reais jogadas em cima de personagens ficcionais. Situações que são em sua maioria clichês e bobinhas, mas mesmo assim, reais. Coisas que podem acontecer com qualquer um, sabe? Ah, e com aquele toque de comédia que não podia faltar.


A ideia original era um seriado pra assistir aos poucos, sem se prender aos personagens, que fosse bobinho e servisse apenas pra ter alguma coisa pra fazer. E acabei encontrando um seriado que sim, é bobinho e super fácil (e rápido) de assistir, mas que te prende aos personagens e te deixa levemente sem vida enquanto você se preocupa com o relacionamento da Jenna e do Matty, e como o que a Sadie vai fazer, quais serão os próximos conselhos da Val, e etc. 

Deixo aqui a dica pra quem quer algo fácil, rápido, simples e que te prende. 


E aí, quem já assistiu?

E só pra constar pra quem já acompanha, eu sou Team Matty!

Beijos, Isa

0 comentários:

Seguidores

Marcadores!